Retrospectiva Maria Augusta Ramos


21/10 – SEXTA-FEIRA – Una Cine Belas Artes

19h30 Sessão de aberturaAmigo Secreto, de Maria Augusta Ramos (Brasil, Alemanha, Holanda, 2022, 131 min)  

Sinopse: Em 2019, um vazamento de conversas entre várias autoridades do Brasil abala a credibilidade da Operação Lava Jato. Em meio à crise, quatro jornalistas acompanham os desdobramentos do caso, numa sequência de situações que colocam a democracia brasileira em risco.

* Filme convidado – Terremoto, Gabriel Martins (Brasil, 2022) | Livre | 26′


22/10 – SÁBADO – Una Cine Bela Artes

14h – Justiça, de Maria Augusta Ramos (Brasil, 2004, 100 min)

Sinopse: O dia a dia do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e seus personagens, promotores, defensores públicos, juízes e réus, oferece ao público uma reflexão sobre o sistema judicial brasileiro e as estruturas de poder vigentes no país.

16h  Master Class com Maria Augusta Ramos

Ao vivo, direto de Amsterdam, com interação em tempo real com o público na sala de cinema. Mediação Carla Maia

Maria Augusta Ramos é uma diretora de cinema premiada internacionalmente e membra da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Oscars). Em 2014, recebeu o Prêmio Marek Nowicki outorgado pela Helsinki Foundation of Human Rights pela sua obra. Seus documentários foram exibidos nos mais importantes festivais de cinema e documentário do mundo, incluindo retrospectivas em Montreal, Praga, Rio de Janeiro, Mar del Plata (Argentina) e Madrid.

23/10 – DOMINGO – Una Cine Belas Artes

19h  Futuro Junho, de Maria Augusta Ramos (Brasil / Holanda, 2015, 100 min)

Sinopse: Um retrato de São Paulo a partir da vida de quatro de seus habitantes: um economista e analista do mercado financeiro, um metalúrgico da Volkswagen, um motoboy e um metroviário. Cada personagem destaca um aspecto da economia em um período de tensão social: as três semanas que antecedem a abertura dos jogos da Copa do Mundo de futebol. A diretora constrói o filme a partir da observação do cotidiano dos personagens, sem utilizar entrevistas ou comentários. Futuro Junho busca refletir sobre esse momento histórico e sobre a forma como o atual modelo econômico determina as relações sociais e humanas.

24/10 – SEGUNDA-FEIRA – Una Cine Bela Artes

21h –  Desi, de Maria Augusta Ramos (Holanda / Brasil, 2000, 90 min)

Sinopse: Desi é um documentário holandês com a garota holandesa de 11 anos chamada Desi. Vinda de uma família disfuncional, sua vida diária é cheia de inseguranças e, portanto, ela conta com a ajuda dos serviços sociais em Amsterdã.

26/10 – QUARTA-FEIRA – Cine Humberto Mauro

15h30 Juízo, de Maria Augusta Ramos (Brasil, 2008, 90 min)

Sinopse: Juízo acompanha a trajetória de jovens pobres com menos de 18 anos de idade diante da lei, entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio. Com sequências filmadas em audiências reais e durante visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos menores infratores, as imagens revelam as conseqüências de uma sociedade que manda os filhos ter “juízo”, mas não o pratica.

19h – Conversa com Carla Maia: “Estética e política no cinema de Maria Augusta Ramos”

Uma conversa sobre os elementos expressivos, formais e temáticos na obra da diretora da Maria Augusta Ramos, desde seu primeiro longa metragem, “Desi” até o filme mais recente, “Amigo Secreto”. No conjunto da obra, vamos identificar os recursos adotados pela autora para observar como ela articula, filme a filme, o individual e o coletivo, a construção da cena e o documento histórico, a estética e a política.

Carla Maia: Educadora, comunicadora e pesquisadora. Doutora em Comunicação Social pela UFMG, com período sanduíche em Tulane University/New Orleans. Docente dos cursos de Cinema e Audiovisual e de Comunicação do Centro Universitário UNA e do curso de Jornalismo do Unibh. É curadora e programadora de mostras e festivais de cinema. Faz parte do coletivo Filmes de Quintal. Integra o Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) e o Conselho Municipal de Política Cultural de Belo Horizonte (Comuc), como representante civil do setor audiovisual.

21h – O processo, de Maria Augusta Ramos (Brasil, 2018, 140 min)

Sinopse: “O Processo” oferece um olhar pelos bastidores do julgamento que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 31 de agosto de 2016. O filme testemunha a profunda crise política e o colapso das instituições democráticas no país.