Lumiar 2014

O Lumiar Festival Interamericano de Cinema Universitário, promovido pelo Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário UNA, realizou sua primeira edição entre os dias 3 a 8 de novembro de 2014. O festival realizou exibições no Cine Humberto Mauro e contou com debate, palestra e três oficinas.

O Festival recebeu filmes de 6 países diferentes: Brasil, Cuba, Argentina, Colômbia, Uruguai e Estados Unidos que integraram a Mostra Competitiva Interamericana. Os filmes selecionados foram realizados entre 2013 e 2014, vindos de 13 universidades brasileiras e do exterior. São elas: Una (Cinema e Audiovisual), Belas Artes/UFMG (Cinema de Animação e Artes Digitais), Universidade Federal de Juiz de Fora (Cinema e Audiovisual), PUC-MG (Cinema e Audiovisual), USP (Audiovisual), Universidade Federal Fluminense (Cinema e Audiovisual), Universidade Federal de Pelotas (Cinema e Audiovisual), Universidade Federal do Espírito Santo (Audiovisual), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (Cinema e Audiovisual), Universidad del Cine – Buenos Aires (Cinematografia), Escuela Internacional de Cine y Televisión – Cuba (Cinema e Televisão), Escuela Nacional de Cine – Colômbia (Cinema) e Escuela Nacional de Cine del Uruguay (Realização Cinematográfica).

O Lumiar contou com sessões especiais como Despertar dos Mesres, que compreendeu uma seleção feita pelo coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da Una Rafael Ciccarini, além de Panorama Histórico Una – 9 anos, Seleção Histórica Interamericana, Depois de formados e História Permanente do Cinema.

Ao todo foram exibidos 24 filmes na Mostra Competitiva, 14 na sessão Despertar dos Mestres, 12 filmes na Seleção Histórica Interamericana, 9 no Panorama Histórico Una – 9 anos, 5 filmes na sessão Depois de Formados, um longa-metragem em parceria com o História Permanente do Cinema, além da abertura e do encerramento, totalizando 67 filmes exibidos.

O júri oficial elegeu como o melhor filme o curta argentino A mulher perseguida, de Jerônimo Quevedo (da Universidad del Cine); o júri popular escolheu o brasileiro O pracinha de Odessa, de Luis Felipe Labaki (ECA/USP).

Durante os seis dias de evento, outras atividades como palestra, oficinas, debate e festa de encerramento fizeram parte da programação, que aconteceu no Instituto de Comunicação e Artes ICA/UNA e no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes).

Oficinas

Do Papel à Tela – Oficina de Consultoria Prática de Projetos, ministrada por Gabriel Martins

O processo de produção de um longa-metragem, da concepção ao lançamento, ministrada por Guilherme Fiúza

Oficina de Som Direto, ministrada por Pedro Aspahan

Palestra

O Cinema Universitário Brasileiro, ministrada pelo assessor internacional da Ancine, Eduardo Valente.

Debate

Os desafios do ensino de cinema, com as presenças do Prof. Dr. Rafael Ciccarini (UNA), Prof. Dr. Maurício Silva Gino (UFMG), Prof. Robertson Mayrink (PUC-MG) e Prof. Dr. Sérgio Puccini Soares (UFJF).

Confira algumas imagens do Lumiar 1º Festival Interamericano de Cinema Universitário

EQUIPE 2014

Coordenação Geral: Rafael Ciccarini e Ursula Rösele

Curadoria: Rafael Ciccarini e Ursula Rösele

Seleção Despertar dos Mestres e História Permanente do Cinema Especial: Rafael Ciccarini

Seleção Mostra Competitiva Interamericana (universidades convidadas) e Depois de Formados: Ursula Rösele

Seleção filmes UNA (Mostra Competitiva Interamericana e Panorama Histórico UNA – 9 Anos): Ataídes Braga, Daniel Guimarães Assunção Bretas Ferreira, Jéssica Cruz, Nelma Costa, Sânzio Cânfora, Tatiana Costa, Vinícius Corrêia Pereira da Silva

Júri Oficial: Daniel Queiroz, Joana Oliveira, José Ricardo da Costa Miranda Jr.

Produção Executiva: Ursula Rösele

Contabilidade: Juan Felipe de Oliveira Santos

Apoio e logística de cópias: Produtora Dígito Zero e Daniel de Lima Veloso

Identidade Visual: Agência Faru

Diagramação e peças gráficas: Agência Luna

Assessoria de imprensa: Presoti Comunicação

Assessoria de marketing: Marcorp

Tradução e legendagem: Júlio Cruz e Ursula Rösele

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s